MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O NEGRO NA BÍBLIA.

Fonte: AfroeducAÇÃO
Terça, 10 de março de 2009
Entrevista com o pastor Selmo Ricardo Reis, sobre a probabilidade de Jesus e de Adão terem sido negros.

Pastor Selmo Reis, o primeiro
batista brasileiro a representar
o Brasil na “Cúpula Internacional
dos Batistas contra o racismo”
Selmo Ricardo Reis é bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pastor auxiliar na Saint John Primitive Baptist Church de Delray Beach, Flórida – uma igreja afro-americana -, ele é o primeiro batista brasileiro a representar o Brasil na “Cúpula Internacional dos Batistas contra o racismo”. Nessa entrevista, o pastor mostra, com base em fatos narrados na Bíblia – a bibliografia mais importante dos cristãos – a grande probabilidade de Jesus e de Adão terem sido negros, conforme a região que habitavam.

Por DJ TR¹ (www.enraizados.com.br)
Colaboração para AfroeducAÇÃO
DJ TR:
A Bíblia diz, no capítulo 2 do Livro de Gênesis, que Deus formou o homem à sua imagem e semelhança e o colocou em um local conhecido como 'Jardim do Éden' para a sua sobrevivência. Segundo as Escrituras, o Éden era banhado por um rio que possuía quatro afluentes e um deles era o Eufrates. Este rio está localizado no país atualmente conhecido como Iraque, que fica no Oriente Médio. Dessa maneira, como o senhor explica a imagem branca de Adão, divulgada ao longo dos séculos?

Pastor Selmo Ricardo Reis:
Esta pergunta requer uma série de considerações. A primeira delas é: em que área geográfica Deus criou o primeiro homem? A Bíblia relata que “Deus formou o homem do pó da terra” (Gênesis capítulo 2, versículo 7). Por isso, seu nome Adão (que remete à palavra terra) foi-lhe dado, a fim de que estivesse sempre consciente de sua origem física.
Após dar vida ao homem, Deus plantou um jardim ao leste do Éden e o colocou ali. Com base nesse texto, é possível afirmar que o Éden já existia, antes do “Jardim” que Deus preparou.
Quando se diz que o “Jardim” estava ao oriente, não era outra coisa senão o oriente de Israel. O mesmo diz respeito aos rios Tigre e Eufrates. Estes rios são fáceis de identificar, porque ainda fluem atualmente.
A Bíblia relata que houve um grande dilúvio que dizimou toda a população pós-adâmica (os primeiros descendentes de Adão), exceto Noé e sua família. Esta catástrofe causou uma mudança em toda a geografia terrestre.
Alguns estudiosos afirmam que as mudanças catastróficas dividiram o planeta em continentes - na verdade, se observarmos os continentes, veremos que se encaixam como um quebra-cabeça: o continente africano é ligado à Ásia, através do Egito, e ainda assim, não é considerado um só continente com a Ásia. É possível que tal conversão tenha sido deliberada politicamente, como fora a imposição das fronteiras dos países africanos.
Além disso, provavelmente, antes do grande dilúvio, havia uma extensão maior de terra que ligava a atual Somália ao Yemen e a Etiópia a Arábia, completando, assim, a falha que corta, quase que por inteiro, o continente africano do continente asiático.
Seguindo tal raciocínio, é muito mais fácil compreender as ligações entre os quatro rios das diferentes regiões que a Bíblia apresenta. Sem a presença do Mar Vermelho, a África seria um “Supercontinente“ e, portanto, não haveria nenhum problema afirmar a possível negritude de Adão.


A área mostrada em verde no mapa representa o “Jardim do Éden”,
que foi alagado, quando as águas do golfo subiram de nível
DJ TR:
A Igreja Católica, durante séculos, apresenta a figura de um Cristo branco, loiro e de alhos azuis. Essa é a verdadeira face de um judeu daquela época?

Pastor Selmo:
A BBC de Londres já fez um grande documentário que sugere a possível aparência negra de Jesus Cristo. É interessante que, há quase dois milênios, os crentes etíopes já o representavam com pele escura.
A Bíblia também afirma que os pais de Jesus, fugindo da perseguição do Rei Heródes, levaram Jesus para o Egito, a fim de o esconderem até que a ira do rei se abrandasse. Todos sabem que o Egito é um país africano cujo povo jamais foi totalmente branco, por isso, como seria possível Jesus e sua família se esconderem com segurança num país desses, se fossem brancos de olhos azuis? Seriam reconhecidos rapidamente.
Um Cristo branco, de cabelos lisos e olhos azuis era exatamente o que representava o catolicismo romano em sua origem. Na verdade, era essencial mostrar um Cristo branco, semelhante ao povo dominador de todos os demais povos.
Bem, nós sabemos que as religiões chamadas 'cristãs', que não apresentam a Bíblia como fonte de pesquisa livre para todos, não se interessam em apresentar o caráter fiel de Jesus, pelo contrário, manipulam os povos em nome do seu Cristo, produto de seus interesses.
Por causa disso, inúmeros povos foram discriminados, por não terem nenhuma semelhança racial com os personagens bíblicos. Anjos louros, profetas pálidos como a neve, Cristo branco e até mesmo um Deus Pai, na forma humana, europeu, foram apresentados pela Igreja Católica, a fim de garantir o poder da raça branca, ignorando a afirmação bíblica de que Deus Pai é Espírito, e de que ninguém jamais o viu.
No início do ano 2003, a Rede Globo de Televisão apresentou uma reportagem feita no sul do Brasil sobre uma imagem negra de Maria, mãe de Jesus, que veio da Itália, há quase um século. Ao chegar na comunidade, o povo da igreja não conseguiu aceitar uma mãe de Jesus de aparência africana e, assim, exigiram que a imagem fosse pintada de branco.

DJ TR:
O que o senhor diria àqueles que desejam se aprofundar acerca da nossa história, por meio da Bíblia?

Pastor Selmo:
Leiam a Bíblia, não mais como um livro branco, feito por brancos e para brancos, pelo contrário, leiam-na de maneira inclusiva, vejam-se no conteúdo sagrado e tenham orgulho de saber que seus ancestrais deixaram um grande legado para ser apreciado e ser vivido nas Escrituras Sagradas.
Ademais, o Cristo da Bíblia nunca se identificou com opressores, pelo contrário, estava sempre ao lado dos oprimidos. Seu grande ensino, que é uma arma eficaz contra o racismo em todo o mundo, está presente no conteúdo de sua mensagem: 'Amai ao próximo, como a ti mesmo, e a Deus sobre todas as coisas'.

DJ TR:
Certa ocasião, em uma palestra, o senhor disse que Deus odeia o racismo. Existe na Bíblia alguma passagem que registra a atitude racista do homem e a providência de Deus contra isso?

Pastor Selmo:
Há uma passagem na Bíblia que apresenta uma situação de discriminação. Ela está no livro de Números (capítulo 12, versículos de 1 a 12), onde Miriam e Arão, irmãos do profeta Moisés, se queixaram com ele, porque se casara com uma mulher 'cuxita' (transliteração da palavra hebraica “cushit”, que significa “preta”).
Mais tarde, esta mesma palavra foi substituída pelos gregos, pela palavra 'etíope', que significa 'pele queimada'. Após a discriminação sofrida por 'Zipora', mulher de Moisés, Deus puniu a Miriam com lepra, tornando sua pele 'branca como a neve'. Isto quer dizer que tanto Miriam como seu povo, não eram, de fato, brancos (como os europeus geralmente representam os personagens bíblicos).

Quer saber mais?
Entre em contato com o Pastor Selmo pelo e-mail prsel41@yahoo.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

¹ DJ TR é morador da Cidade de Deus e membro-fundador do COMDEDINE (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro) e da Zulu Nation Brasil (entidade representante das causas do movimento hip-hop no Brasil).

Nenhum comentário: