MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"SER AMANTE DE SI MESMO: A TRAIÇÃO EGÓLATRA DA ALMA!"

Texto: "Porque haverá homens amantes de si mesmos..."(IIªTim.3:2a)

Sempre que ouvimos falar em "amante", a primeira idéia que nos vem à mente é a de uma terceira pessoa que se envolve com o cônjuge de alguém formando, assim, o chamado "triângulo amoroso" por todos conhecido nos tempos pós-modernos. Mas, lendo e meditando neste texto de Paulo a Timóteo, veio-me ao entendimento uma outra compreensão sobre um certo tipo de traição amorosa sobre a qual nunca ouvi ninguém refletir: "A TRAIÇÃO EGÓLATRA DA ALMA!"

Paulo escreve a Timóteo dizendo que um dos sinais dos últimos dias seria que o ser humano se tornaria "amante de si mesmo". E o que seria isso além de se deixar de amar o próximo, de se deixar de amar a Deus sobre todas as coisas, enfim, além de se descumprir os dois maiores mandamentos nos quais se resume o Amor? O que é ser "amante de si mesmo?"

Ser amante de si mesmo é "SE TORNAR O OUTRO/OUTRA NESSA RELAÇÃO EGÓLATRA, NARCISISTA E, EXTREMAMENTE, INTROSPECTIVA CONOSCO MESMOS SEM NOS IMPORTARMOS COM AS RELAÇÕES DIVINO-VERTICAIS E HUMANO-HORIZONTAIS QUE NOS COMPLETAM E NOS REALIZAM FORA DA CAMA-SUTRA DA CAVERNA DA NOSSA ALMA". Ou seja, deixamos de experimentar a plenitude da vida como dádiva de Deus quando traímos e nos deixamos trair e seduzir pelo "amante" que possa existir dentro de nós!

Ser amante de si mesmo é "ALIMENTAR, DIARIAMENTE, O ADULTÉRIO AUTO-EXISTENCIAL NO QUAL, O ATO DE VIOLENTAR, DE ESTUPRAR O REAL PROPÓSITO DA EXISTÊNCIA SE TORNA O PRINCIPAL COMBUSTÍVEL DE UMA ALMA, EXTREMAMENTE, ENSIMESMADA". Ou seja, assim como todo caso extra-conjugal precisa da aquiescência das partes envolvidas para que se consume e perdure, assim também acontece com o nosso "amante interior". Ele precisa de estímulos, de atenção, de carícias e afetos a fim de que esse paralelismo-negativo-coexistente sobreviva mesmo indo de encontro àquilo que poderia nos fazer, de fato, felizes e, portanto, realizados!

Ser amante de si mesmo é "RESOLVER SE TRANCAR NA PRISÃO SOLITÁRIA DO EGO ASSUMINDO, ASSIM, UM OLHAR CENTRÍFUGO DE SI MESMO IGNORANDO, TOTALMENTE, TODA E QUALQUER COMPREENSÃO DA EXISTÊNCIA FORA DA PERSPECTIVA QUE SE ACREDITA SER A PIOR". Ou seja, a pessoa egoísta é uma prisioneira de si mesma trancafiada nos porões solitários do seu ser que está, plenamente, convencida de que sua forma de se comportar e de ver a vida é a "única correta".

Portanto, "ser amante de si mesmo é ser acometido pela TRAIÇÃO EGÓLATRA DA ALMA". É não permitir que a VIDA DE DEUS e que o Seu verdadeiro propósito para a nossa vida que é O COMPARTILHAR MÚTUO DO PÃO NOSSO NO DIA QUE SE CHAMA HOJE, torne-se um simples e real ESTILO DE VIDA que alimente, não somente os nossos desejos, vontades e caprichos, mas a TODOS quantos Deus me oportunize o privilégio de servir porque este é o curso natural da vida na terra dos viventes!

Pr. Henrique Coutinho.