MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



terça-feira, 7 de novembro de 2017

QUINHENTOS ANOS DA "REFORMA PROTESTANTE".

Só para refletir, acabamos de comemorar 500 anos da "Reforma Protestante". Mas, algo dentro de mim não me impulsionou a me alegrar nem me motivar para celebrar essa data que, ao meu ver, está muito carregada de poesia e romantismo ao invés de revestida de detalhamento e veracidade dos fatos textuais, contextuais e paralelos.
Textuais porque se omite muitas mazelas envolvidas no processo da Reforma. 
Contextuais porque se omite muito do cenário histórico-sócio-antropológico e político dos fatos ocorridos. 
Paralelos porque ao tempo em que se escrevia a história antagônica da "Reforma Protestante" perfazendo, em nossos dias, 500 anos da mesma. Se quer pontuamos os 129 anos de uma falsa Abolição que é fruto de 400 anos de Escravidão que acontecia, paralelamente, com uma "Reforma" que não protestou nem atingiu o comércio, uso e abuso dos africanos sequestrados e escravizados!
Aí você pode questionar: mas a Reforma não aconteceu no Brasil Henrique!
Sim, é verdade! Mas se fosse Reforma, de fato, Espiritual, com certeza seus efeitos teriam atingido e influenciado a concepção de justiça e igualdade étnico-racial dos dominadores de linha protestante de outros países.
Se não destaque, pra mim, reformadores negros ou, mesmo, protestantes negros de linha reformada que advenham, historicamente, desse Movimento!?
Ocorre-lhe algum?
Por que será que não?
Boa pesquisa e reflexão!

Nenhum comentário: