MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CONSCIÊNCIA NEGRA É FEITA POR NEGROS CONSCIENTES!


Tenho conversado com muitas pessoas sobre consciência negra e o que tenho percebido é uma total desinformação e, muitas vezes, desdém e desinteresse a
respeito do assunto.

O que se percebe é que, até mesmo, pessoas envolvidas em movimentos negros
demonstram uma compreensão muito superficial do que, de fato, seja CONSCIÊNCIA NEGRA.
O Dia da Consciência Negra, todos já sabem: é o Dia em que se relembra a trágica, porém, heróica morte de ZUMBI – “o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por esse padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.”

“O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.”

Mas o que é ter Consciência Negra? Ter Consciência Negra vai muito além de olhar pra sua pele e enxergar a sua cor; vai muito além de “festejamentos” anuais que, não raras vezes, pra muitos, torna-se mais uma festa vazia de significado;
vai muito além de discursos acalorados de negro pra negro, mas que acaba não ganhando eco na sociedade ao redor; vai muito além da emissão de “palavras de ordem” e da reverberação percursiva dos tambores do Pelô.
Ter Consciência Negra é ter consciência do meu valor como indivíduo, como pessoa e como cidadão que ajudou e ajuda a construir a nossa história; é ter consciência da minha importância para mudanças significativas e duradouras, relevantes mesmo, na construção e consolidação deste país; é estar disposto e disposta a quebrar as correntes que nos prendem nos porões negreiros da baixa auto-estima lançando mão da nossa Carta de Alforria Emocional; é ser capaz de celebrar com alegria as conquistas dos irmãos e irmãs negros, tomando-os como exemplo para que façamos o mesmo; é ter a coragem de se impor e se valorizar diante da “Ditadura Neo-colonizadora de Plantão”; é, portanto, dentre outras dezenas de coisas, ter memória histórica e uma pré-disposição incansável e indesistível em desenvolver e consolidar a
nossa própria história! Pois, CONSCIÊNCIA NEGRA É FEITA POR NEGROS CONSCIENTES!


Henrique Coutinho.

Bel. em Teologia;
Profº de Ed. Física;
Psicanalista Clínico; Livre Pesquisador dos
Negros na Bíblia; Ativista Negro e
Membro da ANNEB
(Aliança de Negras e Negros Evangé-
licos do Brasil).

Nenhum comentário: