MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Povo do Nordeste não quer só polícia.

O capoeirista Joel Castro, 43 anos, acordou cedo ontem para acompanhar a inauguração das bases comunitárias do complexo de bairros do Nordeste de Amaralina. Depois de tomar banho, vestir a roupa e se arrumar, Joel desistiu de ir.
“Eu senti que não dava para mim. Ver a farda da PM (Polícia Militar) só me traz lembranças tristes. Por isso eu desisti de ir à inauguração. Eu espero que esses novos PMs realmente venham com um pacto pela vida e não façam como aqueles que assassinaram o meu filho e ainda continuam na corporação” , desabafou Joel Castro.
O filho dele, o pequeno capoeirista Joel, de apenas 10 anos, foi morto com um tiro na cabeça, dentro de casa, durante operação da PM, no Nordeste, em 21 de novembro de 2010.
Somando o depoimento de Joel com as opiniões dos moradores ouvidos ontem, a conclusão é que as autoridades da Segurança Pública terão pela frente pelo menos dois grandes desafios a superar, no Nordeste de Amaralina. O primeiro é apagar da mente dos moradores a ideia de que os policiais militares são apenas homens da repressão. Para o pastor psicanalista Henrique Coutinho, 45, o segundo desafio é uma exigência dos moradores.
“Só o policiamento ostensivo não irá resolver os nossos problemas. Queremos que o governo ofereça o pacto pelos direitos humanos, pelas políticas públicas sérias, educação e saúde de qualidade, emprego e cidadania para o povo do Nordeste de Amaralina. Isso não é um favor, e sim obrigação do governo”, cobra Henrique.
Promessa: Novas UPPs serão no Subúrbio.
O governador da Bahia Jaques Wagner discursou ontem no lançamento das bases comunitárias. “A ideia é consolidar esse projeto, num período de até seis meses, como foi feito no Calabar, para depois pensarmos em partir para o Subúrbio Ferroviário”, disse o governador.
O secretário de Segurança, Maurício Teles Barbosa, afirmou que é “preciso dar oportunidade aos jovens para que eles saiam do tráfico e tenham uma expectativa de vida, com uma profissão, atividade esportiva”. A capitã Roseane Guimarães, comandante das bases do Nordeste, disse que vai contar com as denúncias da população para atuar de forma eficaz.
Jornalista João Eça.
Fonte: Jornal Massa.

Nenhum comentário: