MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A MORDAÇA IDEOLÓGICA!

Todas as vezes, em todo o tempo e em todos os lugares e ocasiões que se tenta discutir o tema racismo neste país há, de imediato, uma visível tentativa, consciente ou inconsciente, de se encerrar o assunto, de se subestimar e minimizar a sua importância como uma forma de calar a voz do povo negro que durante centenas de anos ficou contida e, literalmente, amordaçada diante da tirania dos déspotas "Senhores de Engenho" de ontem e, porque não dizer também, dos sofisticados "Senhores de Engenho" do século XXI!?

A mordaça ideológica é uma forma bem sutil de se tentar fazer calar a voz dos negros que, durante séculos a fio, foram tolhidos de exercer seu estado de direito de ser gente, de ser cidadão, de ter dignidade, de ter vez e voz, de não ser julgado "suspeito" por conta da inaceitação de sua aparência dissociada de um biotipo esteriotipado segundo os moldes eurocentristas, mas respeitado como ser humano que é, embora grande parcela não-negra dessa sociedade mesquinha, hipócrita e racista queira sempre mantê-lo à margem porque alí continuarão sendo usados como objetos de exploração mercantilista, ideológica e sadoescravagista.

O racismo neste país é real, nocivo, sorrateiro, cínico e, não poucas vezes, irônico. Deve, sim, ser combatido, debatido, denunciado, julgado e condenado! Não devemos nos calar diante de tentativas intimidatórias de nos convencer que o problema não existe e, o que é pior, de tentar culpar o povo negro dos resultados dessa mazela histórico-psico-sociológica chamada RACISMO que, como sua própria definição já nos revela "é a supremacia de uma raça 'superior' sobre uma raça 'inferior' com o fim de exercer sobre ela domínio, hostilizando-a e oprimindo-a". Logo, é impossível que um negro seja racista com outro negro. O máximo que poderá acontecer será a projeção de sua autoimagem negativa resultante de sua baixa autoestima. Ou seja, quando um negro (sem consciência negra) olha pra outro negro e não consegue valorizá-lo é porque ele mesmo, ainda, não aprendeu a se valorizar como negro. É como se estivesse olhando para um espelho e, não aceitando a imagem refletida diante de si, reagisse de forma autorejeitante.

NÓS NEGROS DIZEMOS NÃO A TODA TENTATIVA SILENCIOSA E VELADA DE SE PERPETUAR ESSE DOMÍNIO SOBRE UM POVO, UMA RAÇA, UMA ETNIA E UM GÊNERO QUE AJUDOU E AINDA AJUDA A CONSTRUIR ESTE PAÍS O QUAL NOS DEVE UMA REAL, DIÁRIA E VERDADEIRA REPARAÇÃO QUE, MESMO ASSIM, DIFICILMENTE SERÁ PAGA!!!
Pr. Henrique Coutinho.

Nenhum comentário: