MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"VALE QUANTO PESA!"

No início da década de trinta surgiu um sabonete que tinha por nome "Vale quanto pesa" cujo cheiro era bastante ativo, de formato oval sendo, depois, modificado para um formato retangular a fim de concorrer com um outro famoso sabonete da época (entre os anos 70 até o início dos anos 80) chamado "LEVER".

Lembro-me bem, embora criança, que o "Vale quanto pesa" vendeu bastante dada à agressiva campanha publicitária que fez buscando superar os seus concorrentes. Nessa campanha, era necessário que o consumidor encontrasse uma "réplica" de diamante dentro do sabonete a fim de ganhar prêmios anunciados nas propagandas de rádio e televisão. O resultado foi assombroso embora, em minha opinião, o "Vale quanto pesa" não tivesse lá essa qualidade toda. Assim tem acontecido no seio da Igreja Evangélica. Onde as pessoas são tratadas conforme seu "status quo", pela quantidade de bens que possuam ou, mesmo, pela sua aparência racial - "VALE QUANTO PESA!"

A Bíblia diz que "Deus não faz acepção de pessoas" (Atos 10:34), mas, infelizmente, não podemos dizer o mesmo do procedimento de certos líderes e adjacentes religiosos que criaram uma espécie de "sistema de castas piramidal" cujo clero se encontra no topo da pirâmide, a elite religiosa no centro e a plebe (povão) na base. Ou seja, embora ostentem um estilo de discurso voltado para Jerusalém, os pés continuam em Roma! E, isso, não só no que tange ao seu sistema de governo clerical, mas também em relação ao trato com seus subordinados os quais não têm vez nem voz nem vistas.

Nesse sistema as pessoas valem mais pelo o que elas têm do que pelo o que elas são. O "TER", segundo essa "teologia da prosperidade", vale muito mais do que o SER. É aquela velha história: "não importam os meios, os fins justificam os meios".
Não é de se admirar que exista um tão grande abismo separando o "modus- operandis" do sistema eclesiástico pós-moderno em contrapartida aos ensinos práticos do Senhor Jesus. Quais sejam:


25 "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós MUITO MAIS VALOR do que elas?"

Mas, diferente do que nos ensina o nosso Mestre, os atuais "doutores da lei" preferem supervalorizar a busca pelo "MATERIALISMO EXACERBADO" em detrimento da valorização do ser humano. Por isso, "VALE QUANTO PESA!"


Pr. Henrique Coutinho.

Nenhum comentário: