MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



terça-feira, 8 de julho de 2008

O PAI NOSSO E AS TRÊS TENTAÇÕES LUCIFÉRICAS

Texto: Mateus 6:9-13.

Pensamento do dia: " Decidirei , neste dia, cooperar com Deus para "NÃO CAIR EM TENTAÇÃO", consciente de que tenho com Deus, em tudo, uma parceria firmada."


Como não poderia deixar de ser, a "ORAÇÃO DO PAI NOSSO" encerra conservando a sua linguagem coletiva. E, não somente isso, mas, também, conservando um tom intercessório.
Apesar de se dar pouca atenção a esse final da oração, talvez seja ele uma das partes mais importantes e que precisa ser apreciada com maiores cuidado e atenção. Já que resume muito bem todo o contexto em que se encontra inserida. Se não vejamos: os vs.9 e 10 fazem alusão ao REINO (gr.: 'basiléia' = governo, domínio);O v. 9 diz: "...estás nos céus, santificado..." é correlato a Isaías 6:3 que nos revela a GLÓRIA de Deus; já no v. 10 a hierarquia angelical fala de PODER.
Todas as vezes que leio o v. 13 de Mateus 6, tenho a impressão que Jesus tinha em mente tanto Isaías 14:12-15 como Mateus 4:1-11. Diante disso, entendo que a segunda parte do versículo 13 ("... porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!") está longe de ser uma afirmação formal e isolada. Antes, faz alusão à primeira parte do mesmo versículo (13) do qual advém o tema : "O PAI NOSSO E AS TRÊS TENTAÇÕES LUCIFÉRICAS". Quais sejam:

I) A tentação do REINO (governo, domínio). É, sempre, bom lembrar que esse desejo desajustado de "governar" por vias ilegais e ilegítimas nasceu, primeiro, no coração de Lúcifer quando intentou "fazer um trono acima do de Deus" aregimentando, assim, um terço do contigente angelical sob o nefasto desejo da cobiça. Não tem sido diferente em nossos dias, mormente nos meios políticos e religiosos nos quais é flagrante a constatação de indivíduos cujo caráter é sombrio e trapaceiro, bem como ambicioso e cobiçoso.

II) A tentação do PODER (poder temporal). A segunda intenção de Lúcifer, além de "governar", era a de obter e exercer 'TODO O PODER' que só pertence a Deus! É, exatamente, essa busca desenfreada e obsessiva pelo "poder" que tem gerado guerras, homicídios, opressões, enfim, conflitos de toda a sorte e em todas as áreas da vida humana. Afinal, depois da queda de Adão e Eva , queda essa resultante da busca pelo "poder do conhecimento do bem e do mal", a raça humana com sua natureza adâmica decaída vem reproduzindo essa síndrome luciférica em todas as instâncias da vida.

III) A tentação da GLÓRIA (brilho, fama, glamour). A terceira e última principal intenção de Lúcifer era a de conquistar a GLÓRIA que somente a DEUS é devida e que ELE com ninguém reparte! Ou seja, Lúcifer não estava contente em, apenas, ser um canal retroprojetor DA LUZ, uma vez que este era o significado do seu nome ("anjo de luz"), mas "ser a própria LUZ"- que "fiasco angelical" ! Não é de se estranhar que essa mesma síndrome de Lúcifer tenha acometido tanta gente, tantos políticos, tantos líderes religiosos nos últimos dias. Não se contentam em resplandecer 'A LUZ DE CRISTO diante dos homens', o que ambicionam, na verdade, é a glória, o brilho, a fama, o glamour - um crime hediondo contra a GLÓRIA DE DEUS!!!

"... e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!"

Que o Senhor nos guarde de cair nessas "três tentações luciféricas", pois, isso acontecendo estaremos contribuindo para engrossar as fileiras contigenciais daqueles que vivem em função de alcançar, usurpando, o REINO, o PODER e a GLÓRIA que SÓ A DEUS PERTENCEM!

Pr. Henrique Coutinho.





2 comentários:

Pr. Leo Rodriguez disse...

A internet agora está quase completa. Este blog era o que faltava para completar o que de melhor se pode ver na mídia gospel. Por favor não estou sendo irônico, isto é de fato um elogio que pretende te estimular a escrever mais sob a verdadeira e pura inspiração divina. O mundo está carente de instrumento como voçe.

Pr. Leo Rodriguez disse...

Voçe ainda não corrigiu o endereço deste blog. Como poderá ter visitantes? O endereço correto é: henrycout.blogspot.com - apenas isso. Seu irmão e amigo, Léo.