MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



sábado, 10 de dezembro de 2011

Morre o pequeno grande Mestre de Capoeira João Pequeno de Pastinha.

Prestes a completar 94 anos (em 27 de dezembro), 79 deles dedicados à capoeira, o mestre João Pereira dos Santos, mais conhecido como Mestre João Pequeno, morreu nesta sexta-feira, 09, em Salvador, em decorrência de uma infecção intestinal, segundo fonte próxima da família. Ele es-tava internado no Hospital Teresa de Lisieux. O corpo do capoeirista será enterrado neste sába-do,10, às 16 horas, no cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília. Considerado o mais antigo discípulo de Mestre Pastinha – tido como o maior difusor da capoeira angola no país e morto em 1981 –, Mestre João Pequeno nasceu no município de Araci (a 210 km da capital baiana), em 1917. Aos 15 anos, em 1933, fugindo da seca, andou até à cidade de Alagoinhas, e depois até Mata de São João, onde trabalhou por dez anos em uma plantação de cana de açúcar. Foi lá onde ele conheceu a capoeira. “Eu acho que a cultura afro perde uma referência de maior importância no movimento da capo-eira no mundo”, disse o mestre Bamba, da Associação de Capoeira Mestre Bimba, no Pelourinho. Para a vereadora Olívia Santana (PT), companheira do capoeirista na luta pelo movimento ne-gro, o adeus a João Pequeno tem de ser com muita altivez e dignidade. “Ele era um embaixador da capoeira brasileira, em nome da Bahia, no mundo”, disse a vereadora. Cobrador de bondes - Aos 25 anos, João Pequeno se mudou para Salvador, onde trabalhou como cobrador de bondes e na construção civil, chegando a se tornar mestre de obras. Em 1945, inscreveu-se no Centro Esportivo de Capoeira Angola, congregação de capoeiristas coordenada pelo Mestre Pastinha. Desde então, João Pereira passou a acompanhar o mestre, que logo lhe ofereceria o cargo de treinel. Algum tempo depois, João Pereira tornar-se-ia então o Mestre João Pequeno, ou João Pequeno de Pastinha. No final da década de 1960, quando Pastinha não podia mais ensinar, passou a direção da aca-demia de capoeira para João Pequeno. Lá, Mestre João Pequeno ensinou capoeira a outros grandes mestres baianos, dentre eles João Grande, que tornou-se seu grande parceiro de jogo, assim como Morais e Curió.
Fábio Bittencourt e Gildo Lima / AG. A TARDE
Eu, particularmente, posso testemunhar a respeito da grande e generosa pessoa que era o Mestre João Pequeno com o qual tive o privilégio de receber instruções de capoeira em minha adolescência quando, no Grupo Interescolar Teodoro Sampaio, nos treinou durante um ou dois meses e nos conduziu a uma apresentação de capoeira na Vila Militar de Dendenzeiros. Logo depois, gostando de minha desenvoltura, convidou-me pra treinar com ele no Forte da Capoeira, pena que, naquela época, as condições financeiras de minha mãe não permitiam bancar transporte para minha condução. Não obstante essa dificuldade, o meu contato com esse servo de Deus, membro batizado da Igreja do Evangelho Quadrangular, marcou-me muito positivamente. De modo que muito me emociona ouvir o toque do berimbau e lembrar desse notável Apóstolo da Capoeira nos cinco continentes - o DR. JOÃO PEREIRA - MESTRE JOÃO PEQUENO DE PASTINHA. Digo doutor porque, merecidamente, recebeu, dentre outros títulos e homenagens, o título de Doutor Honoris Causa no salão nobre da Reitoria da UFBA. Deixo, portanto, aqui minha grata homenagem a esse valoroso Mestre, bem como meus votos de condolências a todos os seus familiares e amigos. SALVE!!!
Pr. Henrique Coutinho.

Nenhum comentário: