MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



terça-feira, 30 de novembro de 2010

"QUANDO EU CRESCER QUERO SER COMO MEU PAI!"

"QUANDO EU CRESCER QUERO SER COMO MEU PAI!" Essa foi a frase orgulhosa do garoto Joel Castro (in memorian) ao participar, como garoto propaganda, de uma filmagem da BAHIATURSA há um tempo atrás. Frase essa que denota, claramente, que imagem de figura paterna essa criança tinha do seu querido genitor. Prova cabal de que o 'Mestre Ninha' (assim conhecido no âmbito da capoeira) ou Sr. Joel era um referencial muito especial para o garoto Joel (10 anos), coisa que não se pode dizer de todos os pais de nossa sociedade, independente de classe social. Frase essa que se funde com uma outra similar: "quando eu crescer quero ser Mestre de Capoeira!" Portanto, o que se nota aqui é que 'Mestre Ninha' se notabilizou para seu filho tanto como uma referência paterna quanto como profissional. Que imagem maravilhosa uma criança tão especial como Joel levou para a eternidade ao lado do PAI CELESTIAL! Imagem de uma paternidade sadia, tranqüila, presente, responsável, amorosa, sensível, paciente, etc. O que não anula a imagem de uma mãe, também, querida, inteligente, dinâmica, lutadora, sensível, perseverante, ou seja, virtuosa como se percebe no caráter da Sra. Mirian Castro.

"QUANDO EU CRESCER QUERO SER COMO MEU PAI!" É uma voz que não se faz calar. Antes ecoa na mente e no coração da família enlutada e de todos nós que nos solidarizamos com essa causa.

"QUANDO EU CRESCER QUERO SER COMO MEU PAI!" É um sonho que não se faz interromper com a partida trágica e prematura do infante Joel. Antes tomará corpo, fôlego, ginga, vez e voz nas futuras ações e projetos que carregarão, não somente o seu NOME, mas ,sobretudo, a sua graça incomparável, o seu sorriso radiante, a sua força sobre-humana e sua paixão emocionante oriúndas de uma VISÃO DE FUTURO que traz, em seu bôjo, propostas, significados e projeções que, somente, através da "pureza da resposta da criança" poderemos concluir, mesmo em meio à dor da perda e do luto, que: "É A VIDA, É BONITA E É BONITA!" Uma vez que DEUS REVELA A SUA VONTADE ATRAVÉS DA PUREZA DA CRIANÇA, já que ELE MESMO ensinou através do Seu Filho Jesus Cristo que "se não nos fizermos como uma criança não entraremos no Reino dos Céus!" Portanto, é olhando para o exemplo deixado por Joel durante seus 10 anos de passagem por nosso meio que tiraremos preciosas lições pra nossa vida e conduta, já que ninguém tem nenhuma dúvida de que Joel era um menino diferente e muito especial para os pais, para os irmãos, para a família em geral, para os coleguinhas, enfim, para todos quantos com ele conviveram.

"QUANDO EU CRESCER QUERO SER COMO MEU PAI!" É uma frase forte e que mexe com todos nós que somos pais e que temos o privilégio de ouvir isso de nossos filhos, pois a nossa responsabilidade de ser exemplo pra eles aumenta ainda mais como é, também, a minha agradável experiência e de tantos outros pais que, vez por outra, somos surpreendidos com frases como essa.

Pr. Henrique Coutinho.
Coordenador da Comissão da Criança,
do Adolescente e da Juventude da
ANNEB-BA (Aliança de Negras e Negros
Evangélicos do Brasil).

Nenhum comentário: