MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



domingo, 6 de junho de 2010

UMA HERANÇA MALDITA CHAMADA RACISMO!

Falar de racismo neste país, seja dentro ou fora dos ambientes eclesiásticos,ainda é algo extremamente incômodo, principalmente, pra quem ouve. E por que isso se dá? Isso se dá exatamente porque essa HERANÇA MALDITA CHAMADA RACISMO está impregnada tanto no inconsciente coletivo como na deturpada "consciência" elitista dos opositores de plantão que costumam apregoar a não-existência do racismo em nossos dias; que a discriminação no Brasil é, somente, social e intelectual; que os negros seriam mais "racistas" que os não-negros o que é uma dupla contradição, pois ao mesmo tempo que negam a existência do racismo, usam desse argumento infundado e ignorante a despeito das implicações históricas, sociológicas e psicológicas latentes e patentes nas relações interpessoais percebidas no bôjo dessa estratificação social, dessa escala de "valores" elaboradas, como sempre, pelos não-negros.
Durante séculos e séculos nós, os afrodescendentes, nos calamos, fizemos vistas grossas e permitimos que outros falassem por nós, ditassem suas normas colonizadoras e fizessem o seu próprio recorte a respeito da nossa classificação étnico-racial neste país, classificando-nos como "pardos" e negros o que acabava fracionando o verdadeiro resultado das estatísticas do IBGE. Hoje estamos mudando esse quadro. Somos AFRODESCENDENTES! Isto resume bem o que somos e o que cremos, não permitindo que ninguém nos mantenha à margem, também, das estatísticas que sempre quiseram negar que SOMOS MAIORIA NESTE PAÍS ainda que minoritária em outros aspectos (econômico, educacional e social). A que se deve tudo isso? Tudo isso se deve a UMA HERANÇA MALDITA CHAMADA RACISMO! Herança essa mascarada por discursos falaciosos carregados de sofismas ideológicos, filosóficos e, até mesmo, teológicos, PASMEM! Dessas pessoas não se pode dizer estarem inseridas na prática inconsciente-coletiva do racismo, até porque se trata de cabeças "pensantes" que ignorando toda uma inter-face étnico-histórico-sociológica, fazem questão de ratificar seus argumentos que, quando percebidos ínfimos, esdrúxulos, truncados e insuficientes, tentam colocar uma pedra sobre o assunto que é, na verdade, aquilo que eu chamo de "MORDAÇA IDEOLÓGICA" - uma tentativa de fazer calar esse grito de protesto que, há mais de 500 anos, esteve contido em nossa garganta!
Fico muito feliz em estar inserido neste momento histórico em nosso país e no mundo em que DEUS ( disso não tenho nenhuma dúvida) ESTÁ TRAZENDO UM VERDADEIRO AVIVAMENTO DE REPARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL nos cinco continentes. Pois não foi à toa que NELSON MANDELA conseguiu vencer o Apartaid e se tornar o primeiro Presidente Negro da África do Sul; que BARACK OBAMA conseguiu vencer as eleições e se tornar o primeiro Presidente Negro da maior Potência Mundial - os Estados Unidos da América; que LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, depois de várias derrotas nas urnas, venceu e se tornou o primeiro Presidente Nordestino, Afrodescendente (é bom que se diga), Operário e sem curso superior da República Federativa do Brasil; que os afrodescentes começaram a ascender, com muito sacrifício, rompendo as barreiras elitizantes das sociedades política, econômica, universitária e religiosa; que os olhos do mundo já estejam voltados para a África do Sul através do sedeamento da Copa do Mundo. Diante de tudo isso, está na hora de todos aqueles que têm CONSCIÊNCIA NEGRA, independente da questão "melanínica-epidermal", se unirem na luta contra essa HERANÇA MALDITA CHAMADA RACISMO!

Pr. Henrique Coutinho.

Nenhum comentário: