MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



sexta-feira, 23 de abril de 2010

Carta-resposta a uma amiga e leitora da Confraria da Bíblia.

De: Maia Maria José
Enviada: sexta-feira, 23 de abril de 2010 14:15:18
Para: Henrique Coutinho (henry.cout@hotmail.com)

Pr. Henrique, bom dia e a Paz do Senhor Jesus!

** Se puder ler este artigo e pudesse dar um feedback a respeito, inclusive do meu ponto de vista colocado abaixo ficaria muito agradecida.

Quase que semanalmente recebemos alguns textos, os quais o objetivo é fazer um profissional caminhar mirando um futuro, de forma a ser trabalhado em geral, em sua maneira de ver e agir. Entretanto, alguns deles aparentemente parecem ser benéficos, mas não o são, pois de forma sútil tentam “impor” os valores deturpados de uma sociedade sem Deus, e que sejam assimilados e aplicados na vida do homem como um todo.

Não quero aqui, tirar o mérito dos autores que os escrevem, muitos realmente tem fundamentos e podem ser aplicados. No entanto precisam ser filtrados, uma vez que estão contradizendo os princípios da Palavra de Deus. No caso deste texto, apesar de se tratar de uma “motivação & sucesso” para que o profissional não se sinta o “coitadinho” diante dos desafios, foge totalmente no que tange ao AMOR DE DEUS.

Sds,
Maria Maia


TEXTO: "NÃO SE ILUDA: NINGUÉM TERÁ PENA DE VOCÊ."
Luiz Marins

"Um dos maiores erros que cometemos na vida é ficar esperando a compaixão e ajuda das outras pessoas. Ficamos esperando que as pessoas reconheçam nossas dificuldades, nossos problemas e que tenham pena ao ver o quanto sofremos. Pura ilusão! Mesmo as pessoas mais chegadas decepcionarão você se esperar delas a compreensão por seus problemas e aflições e ainda mais a ajuda concreta. Assim, não corra o risco dessa decepção. Não espere a compaixão alheia. E a verdade é que mesmo que as pessoas digam compreender seus problemas e saber como você se sente frente a eles, jamais saberão o que se passa dentro de você e você sempre desejará mais compaixão, mais compreensão e ajuda. Não caia nessa!

Conheço pais que entram em depressão pois esperavam a ajuda de seus filhos. Conheço filhos decepcionados com pais. Conheço parentes decepcionados com seus tios, primos, sobrinhos, etc. Conheço empregados decepcionados com seus patrões e patrões decepcionados com seus empregados.

Essa decepção, que muitas vezes chega próximo a uma profunda desilusão, é fruto de uma expecta-
tiva irreal e ingênua de que seremos reconhecidos por alguma coisa que tenhamos feito no passado; compreendidos pela nossa situação atual com alguma dificuldade, seja financeira, de saúde, ou de outra ordem qualquer. Você pode ajudar uma pessoa o quanto puder, mas não espere a sua eterna gratidão. Você cria, educa, cuida de vários filhos, mas não viva com a certeza de que eles cuidarão de você na velhice. Você deu a vida pela sua empresa, mas não espere que ela reconheça essa sua dedicação. Da mesma forma, como patrão, não fique esperando a gratidão daquele desempregado que você salvou da fome dando-lhe uma oportunidade de emprego e que o abandona na primeira oferta de um novo emprego.

Sei que dirão que este meu texto é muito duro, triste e mesmo desmotivador. Pelo contrário. Ele relata a realidade que todos sabemos.

Escrevo isto justamente para que as pessoas não se desiludam, esperando a compaixão, o reconhe- cimento, a gratidão e a ajuda de outras pessoas. Se você não tiver essa ilusão, terá sempre surpresas agradáveis quando ocorrer o contrário, isto é, quando alguém for leal, reconhecido, ajudar você e for grato.

Nós próprios temos que cuidar de nossas vidas, de nossos problemas. É claro que muitos ajudam, mas não viva na certeza dessa ajuda. Não se desiluda. Não se decepcione. Ninguém terá pena de você.

Passe do plano do choro ao plano da ação. Assuma sua própria vida sem esperar a compaixão alheia. Pense nisso. Sucesso!"

ANTHROPOS MOTIVATION & SUCCESS
motivacao@anthropos.com.br www.anthropos.com.br


CARTA-RESPOSTA:
De: Henrique Coutinho [mailto:henry.cout@hotmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 23 de abril de 2010 10:33
Para: Maia Maria José
Assunto: RE: Motivação & Sucesso - 25 de abril a 01 de maio de 2010 - "Não se iluda: ninguém terá pena de você."


Graça e paz querida!

Compreendo perfeitamente a sua preocupação, pois nem todos terão maturidade e equilíbrio emocional suficientes para assimilar, em uma situação de crise depressiva, o verdadeiro teor dessa mensagem que é a tentativa de, através da Neurolinguística, impulsionar e estimular o desanimado, o abatido, o decepcionado, etc, a não se deter diante das dificuldades da vida nem pôr nas pessoas a sua expectativa de solução. É como dizer pra essas pessoas que "SE VIREM SOZINHAS". Por outro lado, o autor já está, de alguma forma ajudando esse público "superdependente" de ajuda alheia a vencerem esse bloqueio interior. Pois, de fato, há pessoas que desenvolvem uma autocomiseração tal (Complexo de Édipo) que não conseguem andar com seus próprios pés, precisam sempre de "muletas humano-psicológicas" a fim de que possam se mover. As vezes são pessoas que já passaram do prazo de convalescença do acidente emocional que sofreram, mas tão acostumadas com as muletas emocionais que lhes garantem afeto, atenção e cuidados especiais, que não conseguem e nem desejam se desvencilharem das "muletas".

Usar muletas quando necessário não é problema nenhum. O problema é tornar o seu uso um estilo de vida! Uma pessoa assim precisa, DE FATO, de ajuda URGENTE! Mas não a ajuda pra continuar dependente das "muletas", antes pra se livrar delas. De modo, querida, que a prática do Amor de Deus, nesses casos, precisa ser despadronizada e aplicada de forma muito particular, muito individualizada, já que cada caso é um caso.

Ser alvo de "pena de alguém" não é algo saudável nem pra quem a deseja nem pra quem a desenvolve. Compaixão sim é saudável e necessário sendo aplicada no tempo certo e na medida certa. E, ao contrário do que afirma o autor, haverá sim, sempre, quem tenha "pena" de alguém o que, via de regra é prejudicial e, até, patético! Pois as pessoas não precisam que tenham "pena de si", mas que tenham OLHOS CLÍNICOS pra enxergarem o outro de um ângulo totalmente neutro de influências de idéias pré-concebidas, bem como de padrões pré-estabecidos a respeito do próximo. Creio que, desse modo, estaremos mais próximos da sensatez e do equilíbrio no trato uns com os outros.

Um grande abraço,

N'Ele, que não nos faz cosquinhas na alma nem massagens no ego, antes nos toma pela mão e diz: LEVANTA-TE, TOMA O TEU LEITO E ANDA!

Henrique Coutinho.


RÉPLICA:
De: Maia Maria José
Enviada: sexta-feira, 23 de abril de 2010 20:50:32
Para: Henrique Coutinho (henry.cout@hotmail.com)

Henrique,
Peço-lhe desculpas pela minha ignorância em primeiro lugar quanto a sua linguagem que, leio e compreendo, mas ao lhe corresponder, não consigo faze-lo à altura. Em segundo lugar agradeço pelo feed back.

Gostaria que me explicasse melhor esta frase, não ficou clara para mim: “...que a prática do Amor de Deus, nesses casos, precisa ser despadronizada e aplicada de forma muito particular, muito individualizada, já que cada caso é um caso”.

Obrigado!
Maria Maia



TRÉPLICA:

De: Henrique Coutinho [mailto:henry.cout@hotmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 23 de abril de 2010 15:52
Para: Maia Maria José
Assunto: RE: Motivação & Sucesso - 25 de abril a 01 de maio de 2010 - Não se iluda: ninguém terá pena de você.

Todos nós somos "ignorantes" no sentido de desconhecermos alguma ciência ou, mesmo, algum assunto. Não há ninguém completo nesse mundo de meu Deus que detenha "todo o conhecimento" - SÓ DEUS QUE É ONISCIENTE. Mas no que tange à sua capacidade de expressar o que pensa não percebo nenhuma dificuldade, fique tranquila quanto a isso.
Quando escreví, dentro do contexto, “...que a prática do Amor de Deus, nesses casos, precisa ser despadronizada e aplicada de forma muito particular, muito individualizada, já que cada caso é um caso”, quiz me referir ao que você tinha escrito antes: "No caso deste texto, apesar de se tratar de uma “motivação & sucesso” para que o profissional não se sinta o “coitadinho” diante dos desafios, foge totalmente no que tange ao AMOR DE DEUS." Pois, no que tange ao AMOR DE DEUS deve se referir a um contexto mais geral, visto que o texto trata de um exemplo bem específico, qual seja: "pessoas que se sentem 'coitadinhas' e se tornam superdependentes de estímulos externos. Logo, A FORMA DE DEUS EXPRESSAR O SEU AMOR TERAPÊUTICO varia de acordo com cada caso e pessoa. Ou seja, a forma de Deus manifestar o seu Amor à humanidade em seu Plano e Vontade Gerais já está revelada e padronizada, mas no trato particular, pessoal, personalizado, individualizado, Ele vai se expressando de formas bastante diferenciadas, uma vez que diferentes nos fez uns dos outros. Por isso, não vejo desacordo no que o texto diz no que tange ao AMOR DE DEUS.
Não sei se conseguí me fazer entendido, mas é basicamente isso.
Henrique.

CONCLUSÃO:

De: Maia Maria José
Enviada: sexta-feira, 23 de abril de 2010 22:12:40
Para: Henrique Coutinho (henry.cout@hotmail.com)

Glória a Deus!

Conversar com pessoa inteligente é outra coisa! Entendi perfeitamente!

Obrigado!
Maria Maia

Nenhum comentário: