MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



quarta-feira, 4 de março de 2009

Teologia do terror ou Teologia do amor?

"Mandou mensageiros adiante de si, os quais entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada; mas não o receberam, porque viram que ia para Jerusalém."
"Os discípulos Tiago e João, vendo isto, perguntaram: Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma, assim como fez Elias? Mas Jesus voltou-se, repreendeu-os e disse: vós não sabeis de que espírito sois, pois o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las." (Luc.9:52-56)


Estamos diante de um quadro, no mínimo, atual e pertinente em que a força do braço, o autoritarismo travestido de "autoridade espiritual" e a tirania eclesiástica têm virado moda e tomado corpo entre muitos que se dizem "dicípulos de Cristo".

Conforme o texto supracitado, o Senhor Jesus ao chegar à cidade de Samaria mandou mensageiros entrarem numa aldeia samaritana buscando encontrar um local onde pudesse descançar um pouco. Mas os samaritanos, que não se davam bem com os judeus, resolveram não receber a Jesus e seus discípulos. Ao passo que os discípulos, indignados com tal tratamento dado ao seu Mestre, de imediato lhe perguntaram: "Senhor, queres que MANDEMOS que desça fogo do céu e os CONSUMA, assim como fez Elias?" Ao que o Senhor, dirigindo-se aos seus discípulos (Tiago e João), os repreende e lhes ensina a que espírito eles pertencem e qual o seu propósito neste mundo perante à raça humana.

Será que o mesmo Jesus que fora capaz de repreender, fortemente, dois dos seus DOZE discípulos por assumirem um comportamento tanto intolerante como desamoroso não teria, hoje, em nosssos dias, a mesma atitude repreensiva perante pseudo-discípulos que se utilizam de "posições de autoridade" a fim de espezinhar aqueles que se encontram debaixo da sua "tutela"?

Expressões como: "EU PROÍBO; "VOCÊ TEM QUE FAZER"; "EU VOU ATROPELAR"; "EU VOU PASSAR POR CIMA", porventura estariam de acordo com a postura tolerante e amorosa do Senhor Jesus? É claro que não! Pois o Senhor Jesus nem ensina nem se utiliza dessa "Teologia tirana e terrorista" - a "Teologia do medo e do terror", inventada e utilizada por Satanás (João 10:10) - mas da TEOLOGIA DO AMOR, essa que vê o ser humano com os olhos da compaixão e do perdão, e não com os olhos da vingança e da maldição.
Qual das duas iremos escolher? TEOLOGIA DO TERROR ou TEOLOGIA DO AMOR?

Pr. Henrique Coutinho.

















Nenhum comentário: