MENU

"Agora é tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial e da discriminação para a pedra sólida da fraternidade." (Rev. Martin Luther King Jr.)

Sejam bem-vindos ao NEGOSPEL!

O que vem a ser o NEGOSPEL? - NEGOSPEL é um MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO virtual e, ou, presencial cuja missão é de conscientizar os afrodescendentes e interessados no assunto quanto à sua historicidade, identidade, autovalorização e espaço tanto do ponto de vista histórico-teológico como étnico-sócio-racial lutando, assim, pela reparação nas áreas supra-citadas dentro de um recorte racial justo e verdadeiro ante às inúmeras injustiças resultantes na atual estratificação social. Portanto, continue conosco interagindo e divulgando nosso trabalho e muito obrigado pela sua visita!

Afroabraços,

Henrique Coutinho.



sexta-feira, 4 de julho de 2008

DE QUE NOS FALA O PÃO?

Texto: Mateus 6:9-13.

Pensamento do dia: "Viverei o dia de HOJE ao máximo, tão intensamente, como se fosse o único dia da minha vida, confiante na provisão de Deus e partilhando com o próximo a graça dessa provisão."


A figura do pão na cultura judaica é revestida de um significado muito importante em sua culinária cotidiana. E, tendo Jesus percebido isso, tomou o pão como exemplo de ALIMENTO BÁSICO da sociedade em que estivera inserido fazendo, assim, em oportunidades diferentes algumas aplicações espirituais para a vida dos que ouviam os seus ensinos (João 6:48-51 e Mateus 26:26-30). Diante dessas abordagens, quais as lições que podemos extrair dessa interessante metáfora utilizada pelo Mestre? "DE QUE NOS FALA O PÃO?"

Em primeiro lugar: "O PÃO NOSSO DE CADA DIA" nos fala da oportunidade de exercitarmos A BENEFICÊNCIA." "O pão NOSSO fala de coletividade, e não de individualismo nem de egoísmo, a exemplo da 'multiplicação de um lanche' para alimentar uma multidão de quase cinco mil pessoas (João 6:1-13). Nessa ocasião, Jesus ensina através da INGENUIDADE GENEROSA de um garoto cuja identidade não é revelada embora a identidade do caráter de Cristo lhe fosse patente, que o pouco com Deus só se torna muito quando nutrimos em nosso coração uma disposição CONSTANTE em repartirmos aquilo que Deus nos concedeu, e, isso, independente da quantidade dessa porção, uma vez que o nosso coração esteja SEMPRE transbordante dessa GRAÇA DOADORA chamada BENEFICÊNCIA!

Em segundo lugar: "O PÃO NOSSO DE CADA DIA" nos fala da oportunidade de exercitarmos A (ampla, total e irrestrita) CONFIANÇA NA PROVISÃO DE DEUS." "O pão nosso... nos DÁ...", fala de uma confiança que não vacila, não duvida nem se inquieta. Apenas DESCANSA e CONFIA no DEUS que TUDO PROVÊ (Mateus 6:25-33)!
Há quatorze anos residí em um local considerado pelas autoridades um dos bairros mais violentos de Salvador (Santa Cruz /Baixa do Areal) . Desses quatorze anos, treze foram dedicados a procurar uma casa em um lugar melhor, mesmo contrariando a lógica dos racionalistas e o desengano dos "corretores". Quando esses me diziam "é muito difícil, você não irá conseguir vender!" Eu respondia: "Eu ainda acredito em milagres!!!" De fato, parecia loucura aquele meu empenho perseverante de treze anos tentando vender uma casa em um local discriminado pela grande maioria das pessoas, inclusive por "crentes"! Mas, quanto mais isso acontecia mais a minha confiança no DEUS que TUDO PROVÊ aumentava. E, para surpresa de muitos, no dia 30 de abril de 2008 conseguimos vender a nossa casa por um preço justo e, logo em seguida, no dia 6 de maio de 2008 efetuamos a compra de uma excelente casa no bairro de Amaralina (por preço miraculoso!), ocasião em que apresentamos as chaves em gratidão ao Senhor em culto congregacional. É motivo para dar um forte brado de GLÓRIA A DEUS!!! Sim, este é "O DEUS QUE TRABALHA POR AQUELES QUE N'ELE ESPERAM!"

Em terceiro lugar: "O PÃO NOSSO DE CADA DIA" nos fala da oportunidade de exercitarmos A DEGUSTAÇÃO DO DIA DE HOJE COMO SE FOSSE O ÚNICO DIA DE NOSSA VIDA." "O pão nosso de cada dia nos dá HOJE " nos fala de vivermos o dia de HOJE intensamente, saboreando-o ao máximo e concentrados, não no passado nem no futuro, mas no presente! Exemplos bíblicos: Jó 23:12; Prov. 30:8; Mateus 6:25-34; I Pedro 5:7.
Quem consegue viver com o necessário, com o BÁSICO, consegue, também, viver e saborear intensamente o dia de HOJE!

Pr. Henrique Coutinho.

3 comentários:

Alan Nunes disse...

è interresante o fator, "pão nosso de cada dia"
nos livra da necessidade imediata do amanhã, o que vestir? o que calçar?
o segredo seria apenas confiar no Deus da provissão e acreditar no impossivel, afinal Ele é especialista nisso
Abraços

Pr. Leo Rodriguez disse...

Passei por aqui e estou feliz por poder me alimentar através de sua instrumentalidade. Párabens. Por favor aceite uma sugestão: Corrija URL deste blog para facilitar o acesso dos seus leitores. Visite também nossos esdereços:
www.missaorhema.com
missaorhema.blog.terra.com.br
jornaldorhema.blogspot.com
Shallom. Léo Rodriguez, Pr.

JAIR DE JESUS disse...

Sim, de fato Deus continua a realiazar milagres, e isso acontece nos dias de hoje para denunciar que Ele é o mesmo. Eu e minha família ficamos muitos felizes quando recebemos essa boa noticia sobre o Pr. Henriue, é maraviloso se alegrar com a felicidade de nossos amigos. Pr. Henrique continue a ser esse homem de fé, pois é através dela que Deus continuara a realizar milagres em sua vida pessoal e MINÍSTERIAL.